Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 20, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
domingo 20, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Com fechamento do comércio, varejo tocantinense recua 6,5%; setor de serviços também registra queda

Como era de se esperar, a pandemia do novo coronavírus está afetando a economia tocantinense. O fechamento do comércio de rua, centros comerciais e shopping centers, a partir da segunda quinzena de março, em algumas das principais cidades do país, explica a queda de 6,5% registrada pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira, 13. No volume de serviços, o estado também apresentou resultado negativo, com recuo de 2,1%.

Após uma queda de 8,5% em janeiro, o varejo tocantinense apresentou o melhor desempenho entre os estados, em fevereiro. Porém, com o fechamento das lojas, em março, o estado registrou novo encolhimento, acompanhado de 26 das 27 unidades da federação. A taxa média de vendas do comércio no país mostrou recuo de 2,5%. Pressionando positivamente, figura apenas São Paulo (0,7%).

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, Tocantins registrou uma queda ainda mais acentuada, pois o recuo no volume de vendas foi de 13,1%. A variação nacional entre fevereiro e março foi de -13,7%, com todas as 27 unidades da federação registrando resultados negativos.

Destaques positivos
Comparando março de 2020, com o mesmo período do ano passado, a variação das vendas do comércio varejista nacional foi de -1,2%, com predomínio de resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação.  O Tocantins foi um dos quatro estados que apresentou destaque positivo: crescimento de 3,4% e segundo melhor índice, perdendo apenas para São Paulo (5,4%).

Considerando o comércio varejista ampliado, ainda no confronto com fevereiro de 2019, apenas o Tocantins apresentou variação positiva. O aumento foi de 3,6%. Com o predomínio de resultados negativos nos demais estados, o país registrou recuo de 6,3% no volume de vendas.

Apesar dos destaques positivos, houve clara perda de ritmo em comparação com os meses anteriores. O volume de vendas em fevereiro de 2020 frente ao mesmo mês de 2019, por exemplo, cresceu 11,7%. No comércio varejista ampliado, a alta foi de 9,4%.

Os dados do IBGE mostram que o comércio em março foi bastante impactado pela estratégia de isolamento social adotada em algumas das cidades mais importantes e populosas a partir da segunda quinzena do mês. A queda só não foi mais intensa por causa de artigos considerados essenciais, como é o caso de produtos alimentícios, farmacêuticos e médicos.

Setor de serviços
No volume dos serviços, Tocantins também apresentou resultado negativo (-2,1%) em março de 2020, na comparação com o mês imediatamente anterior. A maior parte (24) das 27 unidades da federação assinalou retração, acompanhando o recuo de 6,9% observado no Brasil. A Pesquisa Mensal do Serviços (PMS) foi divulgada pelo IBGE nesta terça-feira, 12.

Na comparação com março de 2019, o recuo do volume de serviços no Brasil (-2,7%) foi acompanhado por 23 das 27 unidades da federação. O Tocantins foi uma delas, com registro de queda de 5,5%.

No acumulado de janeiro a março de 2020, frente a igual período do ano anterior, a variação negativa do volume de serviços no Brasil (-0,1%) se deu de forma disseminada entre os locais investigados, já que 16 das 27 unidades da federação também mostraram retração no setor. Tocantins apresentou contribuição positiva, porém, tímida, de apenas 0,3%.

Os dados do setor de serviços também foram influenciados pelos efeitos das medidas de contenção da propagação da pandemia, com a paralisação das atividades em estabelecimentos, sobretudo restaurantes e hotéis, que fazem parte dos serviços prestados às famílias. Outras empresas também sentiram bastante depois do fechamento parcial ou total, como os segmentos de transporte aéreo e algumas empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img